Acompanhando o Momento Economico

                    

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                        Acompanhando o Momento Economico

                    Insights e Oportunidades em tempos dificeis

Todos os dias somos impactados por noticias sobre mudancas na economia e a inseguranca que isto tem gerado em todo o mundo.

A maioria dos americanos tem convivido com precos altos nos alimentos, na saude, na gasolina, nos cosmeticos., na educacao e em tantos outros itens de consumo. Somado a perda de valor dos ativos imobilizados, margens baixas de lucro, salarios sem crescimento mas desemprego com crescimento, tudo isto tem trazido muita ansiedade e diversas trocas do local de compras e dos produtos adquiridos, em busca de melhores precos e valor.

Se nao for por uma necessidade bem identificada ou por uma forte barganha, as chances dos consumidores comprarem agora é bem pequena. Recente pesquisa desenvolvida pela Nielsen identificou varias tendencias no mercado, que estao levando os supermercadistas e seus fornecedores a reflexoes e a identificacao de reais oportunidades, para vencerem este dificil momento que estamos passando.

 Mudancas na Frequencia de Visitas

O numero de visitas aos varejistas esta mudando em detrimento de uns e em beneficio de outros. Esta pesquisa comparou o mes de outubro com o de novembro de 2009. Ganha mais presenca nas lojas, os Supercenters (3,2%), a Internet (6,1%), as Dollar Stores (3,6%), os Clubes Atacadistas (1,4%) e os Supermercados Tradicionais (1,2%). Perdem presenca as Lojas de Departamento (-8,1%), as Drogarias, os Supermercados mais sofisticados e a maioria das lojas de nao alimentos. Isto ocorre pela necessidade, das classes C D E, que perderam poder decompra , de terem mais sensibilidade aos precos, bem como pelas classes mais abastadas, preocupadas com a possivel perda de seus empregos ou receitas. Assim as lojas mais sofisticadas perdem visitas para as lojas voltadas a oferecer precos baixos.

Um Novo Mix de Compra

Alem de trocarem as lojas em busca de mais “valor”para suas compras, os consumidores tambem estao trocando os produtos mais caros pelos mais em conta. E isto em quase todas as categorias de um supermercado. 2009 sera o ano dos produtos basicos e das marcas proprias.

Valor é o Rei

 A busca por valor esta superando a busca por conveniencia ou variedade de marcas. 47% dos consumidores disseram a Nielsen que eles querem precos baixos mas, estao dispostos a pagar mais por embalagens maiores que lhes tragam “valor” e menor custo por porçao servida. No intuito de criar sinergia com o momento, varias redes estao desenvolvendo programas de marketing muito criativos. Home Depot oferece aulas de como economizar energia. Wal-Mart contratou experts em financas para orientar seu publico como economizar, e ate como vender a sua casa. Save-a-Lot desenvolveu um programa chamado de “Alimente sua familia por menos” oferecendo pratos prontos que servem 4 pessoas por menos de 5 dolares. E alguns como Wegmans e Giant Eagle se mantiveram fieis a terem muitas ofertas de preco.

 Lar Doce Lar

As pressoes da economia estao fazendo os consumidores sairem menos e ficarem mais em casa. Assim a alimentacao no domicilio volta a ser popular. Com isto compram mais enlatados, pratos prontos, congelados, produtos da padaria enfim tudo para uma facil e barata refeicao. As pessoas tambem estao levando suas refeicoes para o escritorio, criando assim novas oportunidades para a crescente area de “solucao de refeicao” (meal solution).

Mantenha-se no Jogo

Continue a desenvolver novos formatos de loja e novas unidades, bem como mantenha vivo o seu marketing e o gasto em propaganda. Mais do que nunca, fique atento a inovacoes e diferenciacoes. Quando a crise for embora voce estara mais preparado para um melhor desempenho do que aquelas companhias que resolveram dar um tempo, e resolveram economizar em marketing.

Comunique, Comunique, Comunique

O velho Guerreiro ja dizia isto. “Quem nao se comunica se trumbica”. Em tempos dificeis é imperativo fabricantes e varejistas falarem com seus consumidores, informando e ouvindo tanto na loja como online. Eles precisam de ajuda e querem se engajar nas solucoes.

Saiba transmitir seus Valores

Valor é o ponto mais importante no seu esforço de vendas Criar valor naquilo que voce vende, tanto os produtos quando a loja e seus servicos, é tao importante quanto conseguir transmitir isto para o mercado.

Encontre seus Consumidores onde Vivem

Com muito mais gente comendo e ficando mais em casa, seu esforco de vendas deve estar voltado para melhorar esta experiencia nova de vida dos consumidores.

Cresca com Marcas Proprias

Faca seus consumidores desejarem mais seus produtos de marca propria. Cresca em variedade, ofereça mais opcoes e busque a lealdade do seu publico alvo para com os seus produtos.

O caminho a Frente

Este é um momento dificil para as empresas bem como para os consumidores. Eles estao sendo forcados a mudarem seus habitos para sobreviverem e as empresas redefinirem suas estrategias para se manterem competitivas. O caminho a seguir e baseado em uma compreensao profunda do que o consumidor precisa, esperancas, medos, gostos e desgostos. Hoje, talves mais do que nunca, os varejistas e seus fornecedores que entendam, com mais profundidade, os consumidores, as categorias de produto e os canal de distribuicao, estarao em melhor posicao para oferecer novas e melhores solucoes e serem mais bem sucedido.

 Condensado de “Keeping up With the Economy” de James Russo e Tod Halle paginas 20 a 24 da revista americana Progressive Grocer de abril de 2009.

Por Antonio Carlos Ascar    Consultor de Varejo da Ascar & Associados e da Abras

Jun 2009

Fonte: Ascar & Associados