Smart & Final Uma historia de sucesso

Smart Final - uma historia de sucesso

                                                                                           13/05/2009

                                                  Por A. C. Ascar, Consultor de Varejo 

Smart_Final_Extra__3_.JPG
Esta é uma história  de atacadistas tradicionais com início no século retrasado (1871), que vão se juntando, comprando ou fundindo até se transformarem, em 1923, em uma rede atacadista em autosservico ou cash & carry, com o nome de Smart & Final.

É também a história de uma rede que trilhou o seguinte caminho, quanto a seus formatos de loja:

Atacadista Tradicional; Atacadista em Autosserviço; Atacadista de Conveniência e caminhando agora para Loja Depósito (Warehouse Store) ou, como prefiro, Loja Depósito de Conveniência.

Esta é a atual proposta de vida da rede, dita por eles:

“Nossas lojas economizam seu tempo e dinheiro com localizações convenientes e um formato de atacado em autosservico de tamanho médio. Assim, você entra e sai rapidamente. Além disso, nossos preços são de atacadista e nossa boa qualidade de produtos traz valor para eles, sem cobrar nenhuma taxa de associação.”

E a proposta continua:

“Nosso sucesso também está na linha de produtos com grande variedade de alimentos, todos os equipamentos necessários para o seu preparo e tudo para a limpeza da sua cozinha, quer seja industrial, restaurante ou residencial.”  

Vejam os caminhos que eles trilharam. 

.  Tudo começou em Los Angeles, em 1871, com um atacado de alimentos tradicional, com o nome Hellman, Haas.

. Em 1889, Jacob Baruch comprou a parte de Herman Hellman e a empresa passou a se chamar

Haas, Baruch.

. Paralelamente, em 1914 J. S. Smart e H D Final se associaram a uma empresa atacadista tradicional, com o nome Smart & Final Wholesale Grocery.

. Depois de uma viagem a Ohio, em 1923, trouxeram para a Califórnia o vitorioso conceito do auto-serviu e criaram lojas com o conceito atacadista de cash & carry.

. O sucesso estava na localização das lojas próximas ao público-alvo e não em áreas rurais mais baratas, que é para aonde iam os outros atacadistas.

. Em 1950 já operavam 65 lojas.

. Em 1953 a Smart & Final comprou a empresa Haas, Baruch e em 1980 já tinham 86 lojas.

. Os franceses do Casino compraram a empresa em 1984.

. Em 1995 já operavam 140 lojas nos Estados Unidos e no México.

. Hoje, a rede tem como sócio majoritário o fundo Apollo Management (2007) e opera 282 lojas, sendo 247 Smart & Final, 27 Henry’s Farmer Market e oito Sun Harvest.  

O motivo do seu sucesso está em seguir à risca sua proposta de vida, exposta acima, com formato, localização, layout, linha de produtos (de 6 mil a 9 mil itens), foco e tudo o mais compatível com ela. 

São 138 anos de sucesso com o mesmo foco vencedor, voltado para dar aos seus clientes satisfação e valor, por meio de preços baixos em Lojas Depósito com conveniência na localização, no tamanho e nos serviços, como planejamento de menus, ofertas especiais e pedidos por fax, entre outros.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Ascar & Associados