TENDÊNCIAS DO VAREJO 
Uma breve evolução do Shopping Center
ANTONIO CARLOS ASCAR
 

Como consultor de varejo, especializado em supermercados, e sempre ávido para aprender mais, resolvi pesquisar um pouco sobre o mundo apaixonante dos Shopping Centers. Que mundo maravilhoso. Pesquisando, encontrei tantos sites informativos que acabei me entusiasmando e usando as informações coletadas e meus conhecimentos para escrever este texto.       
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Vamos à origem dos shoppings centers que nos remete à construção do “Grande Baazar de Isfahan” no Irã, no século X antes de Cristo. O local era muito amplo e se prestava mais para as pessoas negociarem suas mercadorias em área descoberta, como uma grande feira, do que pela existência de lojas estabelecidas.

Com outros similares em anciãs cidades da Ásia, chegamos a outros antecedentes dos modernos Centro Comerciais. Eram as antigas ágoras (praça das antigas cidades gregas) e as praças medievais das cidades europeias onde os mercados se instalavam.

Este outro “Grand Bazaar” o de Istambul era e é ainda, todo coberto e pode até ser considerado o mais antigo shopping center, tendo sido construído por volta de 1450 em Istambul. As lojas dele ainda hoje, são voltadas em sua maioria para a venda de joias, tapetes, cerâmicas e especiarias. Abrange cerca de 6o ruas internas, todas cobertas, e muitas, mas muitas lojas mesmo, alguns dizem que pode chegar a ter 4.000 lojas e que cerca de 300.000 pessoas circulam por lá diariamente. Qual shopping atual não gostaria disso?

A revolução industrial do século XVIII e XIX, (uma transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 e 1840) trouxe entre outras coisas as Lojas de Departamentos, inicialmente em Paris e Londres, bem como uma concentração populacional nos centros urbanos tornando as cidades populosas e sujas, principalmente nas áreas centrais. A população desejando melhorar a qualidade de vida muda dos centros para os arredores das cidades dando origem aos subúrbios e em seguida aos shopping centers abertos e em especial aos cobertos e planejados, os Malls.

O primeiro deles foi o “Oxford Covered Market”, inaugurado em 1774, em Oxford no Reino Unido, que existe até hoje. Era, no entanto, mais concentrado em lojas de produtos de alimentação como queijos, bebidas, padaria etc. Diferente do de Isfahan era coberto e com comerciantes estabelecidos
Nos Estados Unidos surge o primeiro em 1828 no estado de Rhode Island.
Na Itália, em Milão, surge o “Galleria Victorio Emanuele II” em 1860 que até hoje é um local histórico de visitação. Como o nome diz, está mais para galeria do que para shopping.

Mas, se aceitamos o shopping Mall (fechado e planejado em seu mix de lojas) como uma invenção americana, que ele realmente é, caímos em outra controvérsia: para alguns, o primeiro foi o “Country Club Plaza”, em Kansas City, fundado em 1922; para outros, o verdadeiro pioneiro é o Market Square, em Chicago, que abriu as portas seis anos antes. Ambos seguem em funcionamento até hoje, porém foram os precursores do mais completo Mall que só surgiu por lá em 1950 na cidade de Seattle, o SC Northgate.
O primeiro shopping brasileiro e da América Latina foi o Iguatemi, de São Paulo, inaugurado em 1966 quando eu estava terminando a minha faculdade e cheguei a comprar cotas dele. Tinha as características dos atuais fundos de investimento imobiliário.
Hoje é considerado o maior shopping do mundo o “South China Mall”, em Dongguian, na China. Outros falam que o maior construído foi o “Mall da Arábia” inaugurado em 2006 com cerca de 900 mil metros quadrados que parece ter sido superado em 2008 com a inauguração do “Dubai Mall” com 1200 lojas e 22 cinemas.
O grande problema desses imensos shoppings é que muitos não estão mais conseguindo se manter, acabam não tendo o movimento esperado e se tornam shoppings meio vazios. Muitos bem menores, nos Estados Unidos já fecharam suas portas, nas últimas décadas.

Vamos então falar de sua evolução, falando dos seus pioneiros. Antes disso resolvi escrever um pouco sobre os termos usados para melhor entender esses agrupamentos de lojas.

O termo Shopping Center, ou Shopping Centre ou Centro Comercial, tanto em inglês como em português é o nome genérico de qualquer agrupamento de lojas comerciais que buscam se unir e fortalecer o seu local para o comercio. Geralmente planejadas, e gerenciadas como uma só propriedade.
Os mais antigos, mas não desatualizados são os Strip Centers (Alamedas em Tiras) ou Open Centers ou Shoppings de rua mais comuns em regiões tropicais como Miami. A ideia teria começado na Inglaterra, mas, sua grande expansão foi nos Estados Unidos e eram feitos em locais onde não poderia existir grandes aglomerados de lojas. Era necessário, no entanto, um local com boa circulação de carros e pessoas. Esse formato hoje tem de 5 a 20 lojas e, normalmente uma âncora, que pode ser um supermercado, um posto de gasolina, uma drogaria ou até um fast food.
Quando vão surgindo grandes edifícios climatizados com grande estacionamento e todas as lojas se viram para uma área interna o nome usado passa a ser de Shopping Mall. Nesses, as portas de entrada das lojas dão para corredores internos e não para a rua como os Strips. No começo alguns tinham várias lojas de departamento como ancora e também um supermercado. O uso do supermercado como ancora caiu um pouco de uso pois, são considerados momentos diferentes de compra além de usarem exageradamente o estacionamento. Eles podem ser Regionais ou de Vizinhança se forem menores.
Um outro termo que devem conhecer é o recente Power Center local com poucas lojas, mas estas com grandes superfícies de venda, como um atacado mais uma loja de departamento mais uma loja de esportes ou de material de construção, enfim poucas, mas grandes e atrativas lojas que dão poder de atratividade ao centro comercial.

Vamos a uma breve e cronológica história:

Ida para os bairros  

1888  O bonde elétrico desenvolvido em Richmond VA possibilitou viagens rápidas aos subúrbios e assim viabilizou a existência de centros comerciaisdescentralizados.


1898  Ebenezer Howard na Grã-Bretanha publicou um livro To-morrow desenvolvendo a ideia da fuga dos centros urbanos para áreas ajardinadas “The Garden City” e com um Open Shopping Center como em Letchworth ao norte de Londres.  A ideia era escapar das industrias, da poluição e das aglomerações dos grandes centros urbanos. E isto já em 1898. Esta área e seu desenvolvimento existe até hoje


 

Era dos automóveis

1916  O arquiteto Arthur Aldis, de Chicago, persuadiu moradores ricos de Lake Forest, Illinois, a fundarem a empresa Lake Forest Improvement                                                                                                                 
Trust para construir o “Market Square”, um complexo integrado de 28                                                                                                                                                                                        
lojas, 12 escritórios, 30 apartamentos, ginásio, clube e paisagismo. De acordo com Richard Longstreth, "O automóvel foi um fator central neste planejamento, uma vez que a maioria dos moradores da região tinha carro. Market Square foi talvez o primeiro distrito comercial a ser especificamente projetado com estacionamento. O Registro Nacional de Locais Históricos listou o Market Square como o primeiro distrito comercial planejado nos Estados Unidos.

1922  J. C. Nichols criou o “Country Club Plaza” nos arredores de Kansas City, Missouri, como uma shopping center com um plano unificado e não como um grupo aleatório de lojas, área essa pertencentes e operadas por uma única empresa que alugou as lojas para varejistas.  Nichols tornaria popular o termo "shopping center" para descrever esses sites comerciais construídos para serem usados por proprietários de automóveis.
Grandview Avenue Bank Block1928  Don M. Casto abriu o “Grandview Avenue Shopping Center” em Columbus, Ohio, jurando que era o primeiro shopping de rua planejado. Tinha 4 mercearias (Piggly-Wiggly, A & P, Kroger, Polumbos) e 20 outras lojas e estacionamento para 400 carros. Ele tornou-se um modelo para os shoppings abertos.
1929  Inauguração do shopping “Westwood Village” em uma área de 3300 acres (mais de 12 milhões de m²) entre Beverly Hills e Santa Monica. Esta área foi comprada em 1919 pelo proprietário de lojas de departamento Arthur Letts (Broadway, Bullocks), e o projeto desenvolvido por seu genro Harold Janss como uma área habitacional, incluindo a venda de 384 acres à UCLA em 1926 para um campus universitário que aberto em 1929 e no projeto criaram um shopping center de 34 lojas que cresceu dez anos depois, em 1939 para 452 lojas. 
1930  Strawbridge & Clothier uma loja de departamento na Filadélfia construiu uma filial numa área suburbana em Ardmore na Main Line, o“Suburban Square” e incorporou várias pequenas lojas ao seu redor. Em muitas cidades, as lojas de departamento se tornaram a principal força na construção de centros comerciais suburbanos e abertos.
1931  O “Highland Park Shopping Village” desenvolvido por Hugh Prather ao norte de Dallas era em estilo mediterrâneo e um importante modelo de shopping center aberto, com todas as lojas de frente para um grande estacionamento.
 
1938   O “Silver Spring Shopping Center” em Silver Spring, Maryland, foi um dos primeiros centros de vizinhança com 19 lojas ancoradas por uma mercearia e pelo Silver Theatre, com um estacionamento na rua, projetado por John Eberson.

Centros Suburbanos 1947  Ao sul de Los Angeles foi inaugurado o Broadway-Crenshaw Center, com 51.000 m2 de área construída e 52.600 m2 de estacionamento. Era ancorado por uma loja de departamentos da Broadway, a loja de variedades Woolworth e o supermercado Von. Hoje ele é conhecido como o "Baldwin Hills Crenshaw Shopping Plaza", e continua em operação como o mais antigo shopping center regional nos EUA. 1949  Don M. Casto abriu no subúrbio de Whitehall a leste de Columbus, Ohio um shopping chamado de “Town & Country Shopping Center”. Para a inauguração foi contratada a vovó Carver, uma mulher que mergulhou de um trampolim de 27 m² em uma piscina de 1,5 metros de profundidade e em chamas. O estacionamento estava todo iluminado para essa performance e foi um êxito a promoção de inauguração. undefined1950  “S. C. Northgate” abriu perto de Seattle em 21 de abril, o primeiro shopping regional definido como um Mall. Ancorado por uma loja de departamentos Bon Marche ofereceu 70.000 metros quadrados de área locável para lojas organizadas em um padrão linear ao longo de uma passarela de pedestres de 13 metros de largura. Este shopping se tornaria o modelo central de todos os futuros centros regionais de compras. Por isso é considerado o primeiro Shopping Center do mundo no formato de Mall. 1951  O “Valley Plaza” foi inaugurado como o primeiro shopping center projetado para ser construído perto das principais rodovias. Era ancorado por uma loja da Sears e localizado nos subúrbios em rápido crescimento no vale de San Fernando, ao norte de Los Angeles.1952  Ao norte de Long Beach, na Califórnia surgiu um Mall “Lakewood Center “com 100 lojas e estacionamento para 12.000 carros. Era ancorado por dois supermercados e uma loja de departamentos. Nos oito anos seguintes outros 13 shoppings regionais seriam construídos na área de Los Angeles. 1954 Victor Gruen, nascido na Áustria foi o idealizador do “Northland Center”, ao norte de Detroit. Contava com 110 lojas em dois níveis, cercado por um estacionamento, inspirado nas ágoras, ( praças da antiga Grécia). Gruen era um refugiado da segunda guerra que havia fugido dos Nazista e chegado a Nova York em 1938 com US $ 8 no bolso. Trabalhou anos em diversos shopping centers. A cadeia de lojas de departamentos JL Hudson, de Detroit, encomendou-lhe um centro a uma distância de 8 milhas de sua principal loja e assim aproveitar os recentes desenvolvimentos suburbanos gerados pelas vias expressas do pós-guerra da cidade. Em 1954, quando foi inaugurado, o Northland Center era o maior shopping center do mundo. Já não existe mais. 1956  O austríaco Victor Gruen desenvolveu também este “Southdale Center Mall” inaugurado em Edina, Minnesota. Foi o primeiro shopping totalmente fechado com temperatura constante de 22 graus. Foi inspirada no design da Galleria Vittoria Emanuele de Milão, Itália projetada e construída pelo arquiteto Giuseppe Mengoni entre 1865e 1877.

 1957  O “International Council of Shopping Centers” foi fundado com 36 membros. O primeiro presidente do Conselho do ICSC foi Leonard L. Farber, que havia desenvolvido Strip Centers suburbanos a partir de sua sede em Nova York.

1959  O “Burdick Mall” foi inaugurado em Kalamazoo. Um shopping de pedestres no centro da cidade projetado por Victor Gruen, que acreditava que os shopping centers abertos poderiam revitalizar os centros urbanos em declínio nos Estados Unidos. O sucesso dele trouxe uma mania de shoppings abertos para pedestres no centro das cidades.

1963 Stanley H. Durwood tornou-se o pai do cinema multiplex quando abriu dois cinemas com 700 lugares no Ward Parkway Center em Kansas City. Com ele a AMC Entertainment  se tornou a terceira maior empresa de cinema do país.

1967 Ernest W. Hahn abriu seu primeiro centro comercial regional, o “La Cumbre Plaza Lane”, em Santa Bárbara, Califórnia ao norte de Los Angeles. Esta ainda em operação. 
Marketplace da Alegria

1969  Para o aniversário de 200 anos da cidade de San Diego, a Câmara Municipal aprovou uma renovação urbana com um shopping center no centro da cidade, que foi o "Horton Plaza", inaugurado em 1985, com um grupo de cinemas United Artists, com sete telas.
                               
1970   John Portman, em Atlanta, projetou e construiu o Hyatt Regency, uma das primeiras "megastructures" urbanas com amplo lobby interno aberto e um grande centro de compras.

1972   Após 22 anos de constante expansão, os Estados Unidos já tinham um total de 13.174 centros comerciais.               
1976   Surgiu o primeiro shopping vertical urbano o “Water Tower Place”, na Michigan Avenue em Chicago, com lojas em 7 níveis e um átrio com 3 elevadores, um hotel de 22 andares e 40 andares de escritorios e apartamentos. Começava aqui a ideia de haver um só lugar para as pessoas morarem, fazer compras, trabalhar e se divertir com restaurantes, fast foods, cinemas etc.

1976   O famoso “Faneuil Hall Marketplace” em Boston, foi inaugurado em 26 de agosto, nos 150 anos de vida do Quincy Market. Toda a área era focada em alimentos e varejo e virou uma atração turística, causando um renascimento dos centros urbanos mais antigos.

1980   Em San Diego, o “S. C. Seaport Village” surgiu no centro de Bayfront, com 75 lojas especializadas e restaurantes.Esses mercados a beira mar, de diversão e entretenimentos foram seguidos por shoppings semelhantes no centro, como Penn Landing, na Filadélfia, Pickering Wharf, em Salem MA, Pike's Place, em Seattle, e Jackson Brewery, em Nova Orleans.
 Voltando aos Shoppings   

1987 O conceito de “estilo de vida” apareceu no final dos anos 80, começando com o Shops of Saddle Creek em Germantown, Tennessee, desenvolvido por Poag & McEwen em 1987. Desde 2000, os empreendedores de shoppings construíram 84 centros de estilo de vida nos Estados Unidos - quase quatro vezes o número de shoppings regionais construídos durante o mesmo período. 1990 A década de 1980 assistiu à construção de mais de 16.000 centros comerciais no país. Uma pesquisa do Gallup mostrou que os americanos faziam uma média de quatro viagens a um shopping regional ou de bairro por mês. 2000 Os centros “lojas de fábrica” chamados de “Outlets Centers” se tornaram um dos segmentos de crescimento mais rápido da indústria de shopping centers nos anos 90. -  Anderson-Little em 1936 abriu a primeira loja de fábrica para de-    sovar estoques antigos. -  Vanity Fair na Pensilvania foi o primeiro centro outlet, em 1974,     com lojas alugadas. -   Em 1979, a Belz Enterprises inaugurou o primeiro shopping ou-    tlet fechado, em Lakeland, Tennessee, perto de Memphis. -  A empresa Mills Corp. abriu o Potomac Mills em Woodbridge,    Virginia o primeiro de muitos projetos "Mills" combinando ca-    racterísticas do shopping center com lojas de descontos, -  -  Dois exemplos bem conhecidos dos brasileiros são o “Sawgrass    Mills” em Sunrise na Flórida e o “Gilroy Factory Outlet” em San    Jose na California. -  Em 1987, havia 108 outlet centers e em 1999 já havia 278 centros.  

2005 neste ano o maior shopping center da América do Norte era o “West Edmonton Mall”, em Alberta, Canadá, com 510.000 metros quadrados e 20.000 vagas de estacionamento. O maior nos Estados Unidos era o “Mall of America”, em Bloomington, Minnesota, com 390.000 metros quadrados, e um estacionamento para 12.500 carros com um parque de diversões.
2006 - O “Otay Ranch Town Center” abriu em outubro na cidade de Chula Vista ao sul de San Diego. Como um "shopping no conceito de estilo de vida", ele combina alguns aspectos de um open shopping regional com uma praça e rua de cidade à moda antiga. Na praça concentra vários restaurantes; italiano, seafood, Tex-Mex, Pizzaria etc. É como se você estive andando pelo centro antigo de uma pequena cidade. O projeto tem uma "rua principal" para os carros passarem ou estacionarem na frente de muitas lojas como uma antiga cidade americana.
Vamos parando por aqui pois já está difícil falar de novas inaugurações, até hoje, pelas quantidades de shoppings inaugurados e existentes e espalhados pelo pais e, na verdade, hoje espalhados pelo mundo. Convém só lembrar que nesta década além das inaugurações há dezenas de shoppings antigos fechando as portas e sendo abandonados pela custo e dificuldade de lhes dar outra destinação. Mas todos nós sabemos que a vida de hoje não seria possível sem eles, para comprar, passear, se divertir, paquerar, comer, passar o tempo e em alguns deles, em áreas anexas, até morar e trabalhar.

= Antonio Carlos Ascar, foi por 31 Diretor Executivo do Grupo Pão de Açúcar e hoje é Consultor de Varejo, articulista da revista SuperHiper com a coluna Whats’ Up, consultor da Abras e autor do livro “Glossário Ascar de termos supermercadistas” e “Distribuindo as camisas”. =


 

Fontes:

- Diversos sites

- International Council of Shopping Centers

- Schoenherr, Steven. Evolution of the ShoppingCenter

- Cohen, Nancy E. America's Marketplace: The History of Shopping  Centers
- "Mall si awesome no more," Chicago Sun-Times, March 21, 1999.
- Brasilescola.uol.com.br