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Glossário Ascar de termos supermercadistas

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Abras - Associação Brasileira de Supermercados é uma entidade civil, sem fins lucrativos que congrega todas as associações estaduais de supermercados instaladas no país (27) e, portanto representa todos os supermercados do país, um universo, hoje, de cerca de 82.000 lojas.   

Alas - Associação Latino Americana de Supermercados  é uma entidade civil, sem fins lucrativos  composta por instituições, associações  e entidades supermercadistas  de 18 paises do continente Americano. Parte da sua missão é estimular e auxiliar o desenvolvimento do setor através da livre iniciativa.

Acordo de preços - Uma prática ilegal entre concorrentes ao combinarem vender ao mesmo preço determinados produtos.  

Agente de mudança - Grupo ou indivíduo que usa suas habilidades, seu conhecimento e relacionamentos para liderar e programar mudanças em uma organização.

Ajuste da Nota fiscal - Correção feita na nota ao ser constatado, na portaria do supermercado, erro de produto ou quantidade além de produto danificado ou impróprio para a venda.

Alarme de acesso – Dispositivo sonoro que dispara quando portas ou acessos são abertos ou ultrapassados.

Alimento dietético Alimento industrial para dietas especiais, sem alguns nutrientes como o sal, açúcar, carboidratos, lactose e gordura. Veja Alimento light.

Alimento light- Difere do dietético, pois este apresenta uma reduçao mínima de 25%, mas nao total, dos componentes açucar, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio ou de calorias. Pode ser nocivo para pessoas hipertensas ou com colesterol elevado.  

Alimento para animais Uma área da mercearia destinada à venda de produtos para animais domésticos. O termo inglês Pet shop é muito usado no país para designar esta linha de produtos. Veja Pet shop.

Alocação de espaço - Um procedimento que determina o quanto de espaço de prateleira um produto deve ter, usando como guia o giro do produto, o volume de venda e a rentabilidade que oferece a loja.

Alta rotação - Produto que gira, roda muito rápido.  Quanto mais giro tem um produto significa que a relação entre sua venda e o nível médio de estoque é muito grande. Também chamado de alto giro. Veja Rotação de estoque.

Aluguel de espaço - Importância paga por um fornecedor para ter seus produtos em exposição privilegiada. Usualmente em displays, terminal de gôndola ou em destaque na prateleira.

Amplitude de linha - Quantidade de categorias de produtos e de produtos comercializados por uma loja. 

Análise de vendas - Uma análise das vendas por semana, mês, período, ano comparando com o passado e a concorrência para projetar tendências, identificar problemas e avaliar o desempenho da loja, das promoções e da equipe. Há excelentes técnicas estatísticas e econométricas para realizar as análises e projeções. Servem também para identificar fatores que influenciam o comportamento das vendas.

Ar condicionado - Sistema utilizado para climatizar as lojas, escritórios e outras instalações. Pode estar ligado aos equipamentos de frio e a iluminação como parte de um sistema de gerenciamento de energia. 

Área de influência - Análise e avaliação da área de penetração e atuação de uma loja, que inclui os dados demográficos da população, os concorrentes e seus formatos. Usada para conhecer o potencial do mercado, comparar preços, fazer propaganda e traçar projeções de venda. Veja Perfil do mercado.

Área de venda - É a área designada, em uma loja de varejo, para expor produtos e prestar serviços ao cliente. Não inclui o deposito, as áreas de preparo, as câmaras refrigeradas, nem as áreas de uso dos funcionários. Simplificando, é a área onde o cliente circula, inclusive a área da frente de caixa, acrescida das áreas de atendimento de perecíveis onde estão os balconistas, e são bem visíveis ao cliente.

Associações de classe - São organizações representativas de uma classe que promovem a educação, a assistência social, a representação política, defesa dos interesses, filantropias etc. É adequada para uma atividade social.

Associações estaduais de supermercado – Cada estado brasileiro, além do Distrito Federal, tem constituída uma Associação que congrega os supermercados do estado. Todas essas associações estaduais são afiliadas e formadoras da Abras. Veja Abras.

Atacadista - Uma empresa que compra em grandes quantidades diretamente dos fabricantes, estoca e vende a varejistas e transformadores em menores quantidades.

Atacado convencional Um intermediário entre o produtor ou fabricante e os varejistas ou transformadores. É o chamado atacado de balcão, usado por supermercados pequenos que não tem acesso direto as indústrias fornecedoras.

Atacado em autosserviço misto - Um formato de loja atacadista que utiliza o autosserviço para os clientes, varejistas, transformadores e também em grande parte, consumidores finais.  Também conhecida com o nome de Atacarejo é uma variação do antigo formato Loja Depósito. Opera com dois preços de venda, um para o varejo e outro menor para embalagens fechadas ou quantidades maiores. Veja Loja depósito.

Atacado em autosserviço puro - Um formato de loja atacadista que utiliza a técnica do autosserviço para seus clientes, varejistas ou transformadores. Eles mesmos selecionam o que precisam pagam e transportam a sua própria compra. Um pré- cadastramento pode ser necessário em algumas redes. Veja Cash & Carry.

Atacado especializado - Um atacadista que fornece aos varejistas uma linha, uma variedade limitada de produtos.

Atacarejo - Veja Atacado em autosserviço misto.

Ativo - Bem ou recurso utilizado para facilitar e agregar valor a operação de um supermercado, bem como à empresa como um todo.

Ativo circulante - Dinheiro, ações, aplicações financeiras ou valores mobiliários que podem ser facilmente convertidos em dinheiro em curto prazo.

Ativo fixo - Itens ou recursos como equipamentos, veículos e imóveis, utilizados para facilitar as operações de uma empresa.

Auditoria de loja - Uma avaliação dos procedimentos e processos de gestão da loja, para ver se estão em conformidade com as normas estabelecidas pela empresa.

Auditoria de procedimentos operacionais - avaliação dos processos internos da companhia (organização e arrumação do depósito, exposição de perecíveis, armazenagem de laticínios, etc.) por meio de um check-list padrão.

Auditoria interna de loja - Um departamento coordenador e responsável pela realização de auditorias operacionais nas lojas. Auditam preços, recebimentos, contabilidade, níveis de estoque, faltas e áreas de segurança entre outros, enfim em tudo que possa trazer riscos e afetar os resultados da empresa.  

Autorização de compra - A aprovação de um gerente de categoria ou de um comitê, liberando à empresa a comprar produtos de algum fornecedor.

Autosserviço - Técnica de venda surgida no começo do século 20 nos Estados Unidos, que revolucionou o varejo e permitiu o surgimento dos supermercados em 1930. Com ele desapareceram as mercearias com balcão separando o cliente da mercadoria. Assim os próprios clientes selecionavam o que queriam e levavam para pagar no caixa. Houve grande redução dos custos de pessoal e mais eficiência na operação. Foi uma revolução, o marco mais importante do varejo.