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Glossário Ascar de termos supermercadistas

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Ladrão de loja - Pessoa que furta mercadoria de uma loja, enquanto compra ou finge que está comprando.

Layout - Veja Leiaute de loja.

Lealdade do consumidor - O grau em que um cliente compra, repetidamente, em uma loja, a maioria das suas necessidades alimentícias. Determina qual é a sua primeira opção de loja.

Leiaute de loja - Do inglês layout, é a disposição e o aproveitamento do espaço físico de um supermercado com suas seções, frente de caixa, bem como com a localização dos equipamentos nos respectivos departamentos.

Leitor de código de barras - Um terminal de computador ótico utilizado para identificar produtos pela leitura de seu código de barras. Veja Leitor de mão.  

Leitor de mão - Um leitor ótico portátil de código de barras usado para várias operações no interior da loja, tais como; verificação de preços, pedidos, inventários etc.

Linha autorizada - Lista de fornecedores e produtos aprovados pela empresa para serem comercializados em suas lojas. Veja Produtos em linha.

Linha de crédito - O limite máximo de dinheiro que uma empresa pode pedir emprestado para um banco.

Linha de produtos – Veja Linha autorizada.

Linha leve - A classificação de mercadorias das seções de vestuário, cama, meias, roupa, sapatos, etc. Veja Departamentos de um hipermercado.

Linha pesada – Normalmente se refere às mercadorias do departamento de eletrodomésticos. Parte dela pode ser chamada de linha branca.

Lista de preços – A relação de produtos e preços que um fornecedor ou atacadista esta oferecendo ao mercado.

Logística - Atividades associadas à aquisição, armazenamento e transporte de mercadorias.

Logística - é a parte da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução das atividades de uma empresa. Entre as atividades da logística estão àquelas associadas à aquisição, armazenagem, transporte, movimentação de materiais e mercadorias, processamento de pedidos e gerenciamento das informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

Loja associada - Um varejista independente que faz compras de produtos e serviços de uma cooperativa, de um atacadista ou de uma central de compras.      

Loja de alimentação - Qualquer operação de varejo que vende produtos alimentícios.

Loja de conveniência - Uma pequena loja de alimentação, de 50 a 200 metros quadrados de área de vendas, com área de “fast food”. Loja localizada convenientemente em postos de gasolina ou áreas de fácil acesso. A variedade é limitada a produtos emergenciais com preços mais caros que nos supermercados.

Loja de cooperativa - Uma loja de alimentos ligada a uma cooperativa de consumo e operada por um associado. É diferente de um supermercado, pois o cliente é também um dos donos da loja, como cooperado, e interessado também nos seus resultados. Veja Cooperativa de consumo.

Loja depósito – Loja fisicamente despojada que vende alimentos e combina uma baixa margem com variedade reduzida (mas com todas as seções), baixo nível de serviços, baixo investimento, exposição de produtos simples e um foco agressivo em preço baixo. Geralmente sem serviços especializados. Este formato atrai clientes sensíveis a preço. Veja Atacado em autosserviço misto.

Loja de proximidade São as diversas lojas pequenas de alimentação e convenientes pela sua localização. Veja Supermercado de proximidade.

Loja de sortimento limitado – Loja de alimentos limitada no seu tamanho, nos serviços, nos equipamentos e no sortimento (variedade de marcas) apesar de ter boa variedade de produtos. O objetivo é reduzir custos operacionais e vender produtos aos preços mais baixos possíveis. Também conhecida como, Hard Discount ou no-frills store. Deve ter em sua linha muita marca própria. Veja Supermercado Econômico.

Loja de teste - A loja usada para testar a aceitação de um produto, de uma nova seção, de nova técnica de exposição e venda enfim, de tudo o que se quer inovar e necessita de experimentação. Veja Loja piloto.

Loja de variedade - Lojas que trabalham com uma linha diversificada de produtos, alimentício e não alimentício, geralmente com preços baixos de venda. As mais conhecidas são aquelas que os americanos chamam de “dólar store”.

Loja especializada - A loja de varejo que oferece apenas determinados tipos de alimentos, como uma padaria, frutaria, açougue etc.

Loja franqueada - Uma loja de propriedade independente que se associa a um atacadista ou empresa franqueadora. Tem a licença para usar o nome da rede e recebe seus serviços de apoio. As primeiras franquias de lojas de alimentação (grocery store) surgiram em 1917 nos Estados Unidos

Loja independente - Um varejista operando até cinco supermercados com as mesmas políticas operacionais e podendo ou não ter a mesma bandeira. Acima de cinco lojas já pode ser considerada uma cadeia ou rede.

Loja piloto - Um protótipo mais completo de loja, usado para testar práticas de gestão, sistemas, nova linha de produtos, seções e o que mais for necessário para planejar as futuras unidades. Serve inclusive para testar novo formato de loja. Veja Loja teste.

Lojas satélite - Lojas de varejo que são de apoio ou periféricas em um shopping center.

L.S.A. – Libre Service Actualités - Revista francesa especializada em matérias sobre o autosserviço alimentar e não alimentar.

Lucro bruto - É diferença entre o preço de venda e o custo da mercadoria vendida, expressa em valores monetários. É o lucro efetivo, o resultado comercial que se tem com a venda de produtos. Veja Margem bruta.

Lucro direto de um produto - É uma forma de medir a rentabilidade de um produto. Diminuam da margem bruta todos os custos diretos desse produto.

Lucro líquido - Diferença entre o lucro bruto e todas as despesas do negócio. Expresso em reais ou como uma porcentagem das vendas. É a última linha dos relatórios contábeis, informado de duas maneiras pelas corporações: antes e depois de impostos. Veja Margem líquida.

Lucro operacional - Diferença entre o lucro bruto e as despesas operacionais. Utilizado para estabelecer e controlar as despesas decorrentes da operação das lojas.