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Glossário Ascar de termos supermercadistas

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Rack – Um display versátil, de chão ou de balcão, com prateleiras e ganchos para a exposição de mercadorias.

Radio comunicador – Um sistema de comunicação utilizado pelos funcionários para falarem entre si. Mais utilizado pela segurança da loja.

Radio frequência – Veja RFID

Rádios transceptores - Rádios de comunicação interna que permitem ao pessoal de segurança e prevenção de perdas a comunicação em duas vias, enviando e recebendo mensagens de voz.

Ranking Abras – Uma lista anual com os maiores operadores de supermercado do país (o último ranking contou com quase 700 empresas), classificados por faturamento bruto. Apresenta também os principais índices de produtividade de cada rede.

Realocar – Buscar novo local para a exposição deitens que estão tendo pouca procura por parte dos clientes.

Recebível – Veja Contas a receber.

Receita Bruta - É a receita decorrente da venda de produtos e serviços de uma empresa em determinado período, antes das deduções de impostos, custo da mercadoria vendida, despesas fixas e variáveis. Veja Venda bruta.

Receita líquida - Receita bruta menos os impostos e taxas e alguns ajustes necessários.

Recepção - Uma porta ou doca de um armazém ou loja designada para receber mercadorias. Também se refere a balcão de atendimento colocado, na entrada da loja.

Reciclagem de lixo - Oferecer opções para o cliente descartar separadamente plástico usado, papel, vidro e alumínio em recipientes de recolha seletivas.

Recursos humanos – Importante departamento de uma empresa envolvido em todos os aspectos relativos aos colaboradores, como recrutamento, seleção, desenvolvimento, contratação, folha de pagamento, avaliação, plano de carreira entre outros.

Rede de negócios - Um grupo de lojas varejistas independentes que se une para comprar em melhores condições, trocar experiências, fazer propaganda e diversas outras ações em conjunto, podendo inclusive operar um deposita exclusivo. Veja Central de compras.

Rede nacional – Empresa varejista de grande porte operando lojas por quase todo o território nacional. Veja Loja independente.

Rede regional - Empresa varejista de porte médio operando lojas numa parte do país, isto é, só em uma região geográfica do país.

Redução temporária de preço – Veja Oferta por tempo limitado.

Reforma - Nos perecíveis é recondicionar e reembalar um produto dando-lhe melhor aparência para a venda. 

Reforma da loja - Periodicamente a loja precisa ser atualizada, modificada, modernizada e, às vezes, ampliada para enfrentar a concorrência.

Refrigerador portátil - Uma unidade refrigeradora vertical portátil e independente, com ou sem porta, que pode ser colocada em qualquer local da loja. 

Refrigerador vertical - Um equipamento aberto para a venda de produtos refrigerados normalmente com cinco prateleiras. Também chamado, por isso, de cinco P. 

Registro de vendas - Uma memória das vendas passadas por departamento e seção, junto com uma descrição dos fatores que afetaram essas vendas. Grande auxiliar para projeções futuras.

Relatório de estoque - Um relatório de gestão informando o nível de estoque na empresa e pedidos que estão a caminho, de um produto, categoria, seção ou departamento.

Relatório operacional - Informação compartilhada da situação operacional de uma loja ou empresa

Relógio de ponto - Equipamento usado para controlar as horas trabalhadas de um empregado em uma loja ou escritorio. Ha diferentes tipos, inclusive eletrônicos.

Remarcação - Alteração para cima dos preços de vendas. Na comunicação com consumidores, alguns varejistas utilizam, erradamente, a palavra no sentido de baixa de preços. Veja Demarcação.

Renda disponível - O montante de recursos financeiros que as pessoas têm disponível para o consumo.

Renda per capita – Veja PIB per capita.

Rentabilidade – Uma forma de cálculo do lucro de um produto considerando sua rotação e seu lucro bruto.

Reposição - O processo de colocação de produtos na área de vendas de uma loja.

Reposição contínua - Processo de compras baseado no histórico entre uma loja e um fornecedor ou seu deposito central que indica quanto e quando a loja necessita de nova remessa de um produto. Esses programas de entrega frequente e automática reduzem os níveis de estoque, os custos operacionais e as faltas.

Reposição eficiente - Estratégia central do ECR que integra dados de todo o sistema de distribuição de alimentos para que; pedidos e reposição sejam feitas automaticamente.

Reposição por gravidade - Uma prateleira, estante ou balcão refrigerado inclinado, que usa o peso do produto e, portanto a gravidade bem como meios mecânicos para movê-lo para frente sempre que um item e retirado por um cliente. 

Reposição por trás - Um processo de reposição que garante o Peps. Puxar os produtos mais antigos da prateleira para frente e repor o estoque novo na parte de trás. Veja PEPS.

Repositor O funcionário responsável por manter em ordem e abastecidas as prateleiras. Pode também fazer pedidos de mercadorias a fornecedores de entrada direta ou ao centro de distribuição.

Representante de vendas – Funcionário de marketing e vendas de um fabricante ou atacadista para representar suas marcas e sua linha com o mercado varejista.

Resposta eficiente ao consumidor - Uma estratégia, um movimento, que surgiu em 1993 nos Estados Unidos, para reduzir custos em toda a cadeia de distribuição alimentar, gerando mais eficiência e valor ao consumidor final.  Muito conhecida como ECR, em inglês, Efficient Consumer Response.

Resultado da propaganda - Um cálculo dos lucros ou perdas resultantes de um anúncio de propaganda, ou de toda uma campanha. Também uma avaliação quantitativa das vendas e qualitativa da imagem da empresa durante uma campanha.

Retirada de produto - A suspensão obrigatória de venda de um produto por razões de segurança, comerciais ou de saúde pública.

Retorno sobre ativos (ROA) - É uma taxa que mede a rentabilidade média de todos os capitais investidos na empresa, representados pelos ativos existentes e utilizados. É calculado dividindo-se o lucro líquido do ano (ou do período analisado) antes das despesas financeiras, pelo ativo total. É um indicador que reflete as decisões de investimento da empresa.

Retorno sobre investimento (ROI) – Em inglês, return on investment ou ROI, também chamado taxa de retorno, taxa de lucro ou simplesmente retorno, representa o retorno que um investimento oferece. É a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o total investido. No balanço da empresa é o fluxo de caixa líquido ou lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido, que é a verdadeira medida do investimento do empresário no negócio.   Veja Taxa interna de retorno, Tempo de retorno.

Reunião operacional - Uma reunião periódica, geralmente semanal, para analisar o desempenho operacional das lojas, os problemas, as metas e seus atingimentos e projeções. Traçar também novos caminhos, e novas orientações operacionais.

RFID (Radio Frequency Identification) – Identificação por Radio frequência é a utilização de sistemas que não necessitam de contato para serem acionados, pois utilizam sinais de radiofrequência - campos eletromagnéticos - para a comunicação de dados de uma etiqueta fixada a um objeto, para efeitos de identificação automática e rastreamento. Algumas etiquetas não necessitam de bateria e são alimentadas pelos campos eletromagnéticos usados ​​para lê-los. Outras usam uma fonte de energia e emitem ondas de rádio (radiação eletromagnética em frequências de rádio). A etiqueta contém informações armazenadas eletronicamente que podem ser lidas a vários metros de distância. 

RF - Radio frequência.

Roll-out - Campanha de marketing do fabricante para introduzir um novo produto no mercado.

Rotação de estoque - Mede a eficiência do nível do seu estoque. Pode ser expresso em quantos dias o seu estoque precisa para ser todo vendido ou em quantas vezes o seu estoque médio gira ou roda por ano. Quanto mais giro tem um produto significa que a sua venda em relação ao nível de estoque é melhor. Veja Turnover.

Rotação de pessoal - A taxa comparativa que mede o giro dos funcionários de uma loja ou empresa. Ela informa se sua empresa sabe reter seu pessoal ou está tendo problemas na gestão dos recursos humanos.

Rotisseria - Também chamado de Rotisserie é um dos departamentos mais populares de uma loja. Vende pratos prontos ou semiprontos, saladas, sopas, frango pronto etc. É o caminho para a solução de refeição dos clientes.

Ruptura de estoque - É a falta de produto na área de vendas no momento em que o consumidor o esta procurando. Os produtos do mix da loja devem estar sempre expostos, e esta ruptura é uma importante causa de perda de venda, de imagem e de infidelidade do consumidor insatisfeito.