D. A. Retail - Revista mensal espanhola dirigida ao público varejista em geral.
Databar - Código de barras que inclui outras informações como a data de validade do produto.
Data da embalagem - A data em que o produto foi feito ou embalado para venda.
Data de validade - Data carimbada ou impressa no rótulo dos produtos perecíveis e alimentares para indicar o último dia que ele pode ser vendido ou consumido. Na mesma noite ou no dia seguinte pela manhã deve ser retirado da área de venda.
Degustação - Programa de marketing usado na loja para estimular a venda de um produto. Mais usado na Padaria, F.L.V., e nos Frios e laticínios. O cliente é incentivado a provar os produtos a partir de uma bandeja com amostras. Veja Degustação do fabricante.
Degustação do fabricante - Oferecer uma amostra de um novo produto para ser provado pelos clientes, na área de vendas.
Demarcação - Alteração para baixo dos preços de venda causada por oferta, preço mais baixo de compra ou interesse comercial. Veja Remarcação.
Demonstração - A promoção de produtos em uma loja com amostras para o cliente provar e explicações dadas sobre o produto por demonstradoras, com o objetivo de estimular a venda. Veja Promotor de venda.
Demonstração de Lucros e Perdas – Um demonstrativo contábil e gerencial que especifica em detalhes as receitas, lucro bruto, despesas e lucro final de um departamento, loja, empresa ou outra unidade de negócio. Conhecido como D.L.P. Também chamado por uns de DRE abreviação de Demonstrativo de Resultados.
Demonstradoras - Profissionais geralmente femininas e enviadas pelos fornecedores para promover a venda de produtos em uma loja. Veja Demonstração.
Departamentalização - Forma racional de expor e dispor produtos e categorias de produtos nos equipamentos expositores. Ela pode ser macro em se falando de categorias e micro quando é definida a localização produto a produto
Departamentalização horizontal - Forma de expor horizontalmente na gôndola produtos similares, de mesmo subgrupo.
Departamentalização vertical - A prática de merchandising de exibir todas as marcas de um subgrupo de produtos diretamente acima e abaixo do outro nas prateleiras da gôndola.
Departamento - Uma área física, mais ampla que uma seção, em uma grande loja de varejo para a exposição de uma abrangente categoria de produtos correlatos. Um departamento pode ter várias seções, como o de perecíveis que tem carnes, frios, padaria etc. Um hipermercado tem cinco departamentos. Veja Seção.
Departamento central - É um termo para designar a mercearia que normalmente é localizada no centro da área de vendas. Veja Departamento.
Departamento central de compras – É o departamento de compras da sede da empresa, aquele que determina as políticas de compra da companhia.
Departamento de marketing - Departamento interno de uma empresa de varejo que faz pesquisas diversas e programa toda a atividade de marketing e os meios de comunicação com o público alvo.
Departamento de serviço – Departamento ou seção da loja que, além da venda em autosserviço, tem balcão para atender aos pedidos dos clientes, como por exemplo, carne, peixaria, frios e laticínios, padaria e o departamento de eletrodomésticos. A mercearia e o bazar de um supermercado ou hipermercado são aqueles que operam exclusivamente em autosserviço.
Departamentos de um hipermercado - O normal é este formato de loja operar com cinco departamentos; mercearia, perecíveis, bazar, Eletroeletrônicos e têxtil. Cada um deles é composto de várias seções.
Departamento terceirizado - Um departamento ou seção da loja que é cedido a um especialista e operado por ele. A loja recebe aluguel ou uma taxa sobre os negócios.
Depósito – Qualquer área coberta ou não, destinada a receber, estocar e enviar mercadoria a clientes mediante pedido. Veja Centro de distribuição.
Deposito da loja - Uma área adicional de armazenagem de produtos em uma loja, para o rápido reabastecimento da área de vendas, quando necessário.
Depósito de perecíveis - é o depósito central que recebe, processa e distribui perecíveis para as lojas, pré-empacotados ou não.
Depósito de trocas - Um lugar reservado onde a mercadoria danificada é guardada para possível troca ou devolução ao fornecedor. Veja Mercadorias danificadas.
Depreciação - A redução do valor contábil de um ativo fixo de uma empresa ao longo de determinado período. Esse valor pode ser deduzido do lucro tributável e gera os recursos de caixa para reposição do ativo fixo ao fim de sua vida útil.
Descanso da massa - Uma fase da fermentação durante o processo de preparação da massa em que ela descansa após o preparo e antes de ser assada.
Desconto - Incentivo do fabricante para a venda de um produto, por pagamento a vista ou antecipado, ou uma promoção para o varejista reduzir o preço na loja.
Desconto comercial - Um desconto feito na fatura a partir do preço normal do fabricante.
Desconto de quantidade – Um preço especial dado pelo fabricante como desconto, com base na quantidade de caixas adquiridas em uma única ordem ou durante um determinado período de tempo.
Desconto para invendáveis - Um subsídio dado pelo fornecedor para cobrir o montante previsto de produtos invendáveis. É uma antecipação da troca. Usado mais para produtos perecíveis. Veja Invendáveis.
Desconto para promoção - Um desconto oferecido pelos fabricantes para atacadistas e varejistas poderem reduzir o preço de venda, fazer propaganda ou algum tipo de promoção. Veja Verba de propaganda.
Descrição de cargo - Uma redação formal que explica e comunica as responsabilidades e as funções de um cargo. Ela especifica os deveres, as tarefas do cargo e os padrões pelos quais o trabalhador será avaliado.
Despesa de juros - O custo do dinheiro tomado emprestado, incluindo todos os encargos de juros e outros encargos sobre a dívida de curto ou longo prazo.
Despesa direta - Uma despesa que está associada diretamente a uma loja, departamento ou segmento da operação.
Despesa fixa - O valor de despesas que não mudam, independentemente das oscilações nas vendas ou na produtividade, tais como seguro e aluguel fixo.
Despesa variável - Uma despesa ou custo que acompanha para cima ou para baixo as oscilações do volume de vendas, como por exemplo; impostos, parte do pessoal ligado às vendas, embalagens e comissões.
Despesas - Despesas gerais de uma empresa que incluem salários, suprimentos, embalagens, publicidade, depreciação e manutenção entre outras.
Despesas controláveis - São aquelas despesas que, estando sob o controle do gerente da loja, podem ser por ele administradas e quando necessário for serem reduzidas tais como: salários, perdas, quebras, energia etc.
Despesas Operacionais - Os custos ou despesas de operação de uma loja ou negócio.
Despesas Rateadas - Despesas centrais que, como não podem ser alocadas em uma loja ou seção, são rateadas para as lojas ou seções, completando seu custo total.
Devolução de mercadoria - Mercadoria invendável, danificada ou defeituosa enviada, por uma loja, para um fornecedor ou distribuidor para ser ela creditada ou reembolsada.
Diagrama de circulação – Uma representação gráfica do caminho percorrido por uma amostragem de clientes durante sua permanência na loja. Veja Fluxo de clientes.
Digitalizar - Veja Escanear.
Digitar e empacotar - Técnica usada em algumas lojas cujos operadores de caixa digitam as mercadorias e vão empacotando ao mesmo tempo.
Diretor regional – Responsável maior por toda uma área geográfica e suas lojas, escritório e depósitos em todos os aspectos operacionais e comerciais. Veja Supervisor de loja.
Display - Uma técnica de merchandising usada para destacar um produto, concentrando a exposição de forma a atrair a atenção do cliente.
Display árvore - Uma unidade de display independente com um poste central e ganchos ou prateleiras que se assemelha a uma árvore.
Display de corredor - Uma exposição isolada e suplementar de um produto feita nos corredores mais largos da loja para a venda extra de produtos. Os produtos podem ser empilhados no chão ou colocados sobre mesas, em containers ou qualquer equipamento expositor.
Display extra - Uma exposição promocional de um item, em loja varejista, em adição à sua exposição regular em uma gôndola.
Display maciço - Enorme quantidade de produtos expostos a granel, em cestas, ou em contentores. Veja Exposição em massa.
Distribuição automática - Envio de determinada quantidade de produtos para as lojas, por decisão da sede, independente do interesse ou pedido delas. Feita em épocas ou momentos especiais.
Distribuição física - Todo o processo de planejamento, armazenagem, pedido e expedição de produtos através da cadeia de abastecimento.
Distribuição Hoje - Revista mensal portuguesa especializada na produção e distribuição varejista.
Distribuição limitada - Proposta de introdução de um novo produto de marca nacional, mas só em uma área geográfica específica.
Distribuidor – O intermediário que abastece com produtos os supermercados, através de um centro de distribuição. Pode ser exclusivo de um fabricante ou não.
Distribuidor atacadista - Uma empresa que armazena, entrega e vende produtos de especialidade a um varejista. Pode ser exclusivo de um fabricante ou não.
DLP - Demonstrativo de Lucros e Perdas.
Doca - Uma área na loja ou deposito para receber, conferir, carregar ou descarregar mercadorias.
Dois por um - Promoção em que dois produtos são exibidos juntos e você ao pagar um, leva o outro de graça.
DPH – Seção da loja que engloba a perfumaria, higiene e limpeza.
Drugstore - No conceito americano é uma loja em autosserviço que vende não alimentos em geral, produtos de higiene, saúde e beleza, remédios que não exijam receita médica (OTC) e opera uma farmácia para medicamentos que necessitam de receita.