Documento sem título
T

Glossário Ascar de termos supermercadistas

T

 

Tabloide - Um jornal de pequeno formato utilizado pelas lojas para relatar notícias de forma condensada bem como fazer ofertas promocionais.

Tabulação - Geralmente se refere a dados processados de uma pesquisa.

Tara - É o peso total do produto embalado menos o peso do produto em si. O que sobra é a tara, que é o peso da bandeja e tudo o mais usado no empacotamento.  Assim o cliente só paga pelo produto. 

Taxa de juro interna - A taxa determinada pela empresa, na qual o dinheiro pode ser emprestado dentro dela, entre lojas ou departamentos.

Taxa de Serviço - No varejo é a cobrança adicional para entrega em domicilio ou taxa de entrega em compras pela internet

Taxa interna de retorno (TIR) – É a taxa de desconto que aplicada ao fluxo de caixa de um investimento, iguala, a valor presente, as saídas e entradas desse fluxo.  É, portanto uma medida de retorno sobre o investimento (ROI). É uma excelente ferramenta para medir a atratividade de um novo negócio aumentando a segurança da decisão É o seu parâmetro. Para qualquer novo investimento calcule a nova taxa de retorno, que ele oferece, e compare com a do seu negocio. Se for superior é bom. Se inferior pode não ser.

Tecnologia da informação (T.I.) – Sistema integrado de computação que fornece as informações para uma boa gestão e corretas decisões de negócios.

Telemarketing – É o marketing por telefone para promover e vender produtos e serviços.

Televendas - Vendas feitas através do telefone.

Temperatura ideal - A temperatura recomendada usada para transportar, expor ou armazenar alimentos perecíveis.

Tempo de retorno - Em inglês Payback, é o tempo, medido em número de períodos, necessário para a recuperação simples, sem rendimentos, de um capital investido. Calcula-se dividindo o valor do investimento pelo fluxo de caixa liquido de cada período, se este for constante em cada período, comumente medido em anos. Se não for constante obtém-se pela subtração, ou soma, dos fluxos de caixa de cada período até completar o valor do investimento.  É uma aproximação inicial e simples da atratividade de um investimento. Veja Retorno sobre investimento.

Tendência – Um novo padrão de comportamento em evidência. É a evolução de algo num determinado sentido ou direção. Muito usado para falar das vendas e do comportamento dos consumidores

Teor de gordura - A quantidade de gordura existente em um determinado produto.

Terminal - Um monitor ou caixa registradora interligado com um computador central.

Terminal de gôndola – Local nos extremos de uma gôndola, para a exposição maciça e promocional de mercadoria. Local privilegiado para altas vendas com alta margem, produtos em oferta e itens de venda por impulso.

Teste de mercado – A utilização de uma área de mercado representativa dos padrões de compra nacional para testar novos produtos, promoções e projetar vendas. Veja Área de influência e Perfil do mercado.

Tira teima - Leitor de código de barras colocado na área de vendas para o cliente verificar e conferir os preços dos produtos.

Tíquete de caixa – Documento emitido pelo caixa e entregue ao cliente, que detalha a operação, os produtos, os preços de varejo etc.

Touch screen - Termo em inglês para uma tela de computador sensível ao toque de um dedo.

Tráfego - Veja Movimento da loja.

Trainee - Um funcionário especial, terminando seus estudos superiores ou recém-formado, que participa de um programa de treinamento, desenvolvimento e preparo profissional em uma empresa.

Transferência - Produtos trocados entre lojas da mesma cadeia.

Transferência interna – Movimento interno de mercadoria entre seções de uma loja.

Troca - Abono de um fornecedor para um varejista para compensa-lo por quebras, produtos estragados ou impróprios para a venda.

Turnover – Termo em inglês que representa o número de vezes que seu estoque médio gira num período de tempo. Calculado pela divisão da venda total com o estoque médio do período. Veja Rotação de estoque.