M

Glossário Ascar de termos supermercadistas

M

Macro departamentalização É o plano de distribuição das seções, grupos e subgrupos de produtos em uma loja. Veja Micro departamentalização.

Mala direta - Material promocional de uma loja ou fabricante enviado diretamente para a casa do cliente.

Marca da loja – Veja Marca própria.

Marca de fabricante - Produto de um fabricante distribuído por atacadistas ou varejistas em determinado território.

Marca exclusiva – Um fabricante produz um produto com uma marca diferente da dele, para ser vendido, exclusivamente, em uma determinada rede. Toda marca exclusiva é própria, pela forma de gestão. Mas nem toda marca própria é exclusiva. Veja Marca própria.

Marca nacional - Um produto que é distribuído e vendido em todo o país. Com propaganda de abrangência nacional e muita fidelidade do cliente.

Marca própria - Produto cujas qualidades e características bem como a marca fantasia foram desenvolvidos pelo próprio varejista e a ele pertence. Normalmente só vendido por ele. A produção é terceirizada. Diferentemente dos Genéricos ele se diferencia pela qualidade, pelo seu valor agregado e ótimo custo beneficio. Veja Marca exclusiva e Genérico.

Marca registrada - Um nome fantasia ou não, dado a um exclusivo produto pelo seu fabricante ou dono da marca. Pode ser usada em uma marca própria, exclusiva ou nacional.

Margem - É a diferença entre o custo e o preço de venda das mercadorias. É a chamada margem comercial.

Margem bruta - É diferença entre o preço de venda e o custo da mercadoria vendida, expressa normalmente como percentagem sobre o preço de venda. Veja Lucro bruto.

Margem diferenciada - Diferentes categorias são operadas com diferentes margens para permitir competitividade, adequação ao seu mercado, boa rotação e imagem de preços compatível com a proposta da loja, além de um lucro bruto final compatível.

Margem histórica - A margem de lucro normalmente utilizada e conseguida ao longo do tempo.

Margem liquida - Algumas redes usam este termo para exprimir a porcentagem do lucro liquido sobre a receita bruta ou líquida.  Veja Lucro líquido.

Margem media - Uma combinação de produtos de maior e menor margem para alcançar uma margem pretendida.

Margem seletiva - O uso de margem bruta seletiva para determinados produtos como, margem baixa para produto de alta rotação e visibilidade que exige preço baixo. Veja Venda seletiva.

Marketing – Para o varejo é a estratégia de criação de uma imagem, para uma loja ou rede, projetada para atrair clientes e fidelizá-los. As ações de marketing vão desde ofertas e campanhas até programas específicos de divulgação da marca.

Marketing de cluster - Uma mesma estratégia de comercialização adotada para varias lojas localizadas em diferentes áreas geográficas, mas com características demográficas semelhantes.

Marketing de nicho - Propaganda e marketing desenvolvidos sob medida para um específico e menor público, com características demográficas e comportamento de compra muito particular.

Marketing eletrônico - A utilização da internet para campanhas de marketing institucional ou de ofertas, bem como ofertas especiais para recompensar clientes frequentes por sua lealdade.

Mark-up - É o percentual que é colocado sobre o custo da mercadoria para se chegar ao preço de venda. Este é o mark-up sobre custo. Este acréscimo, esta margem acrescida, quando calculada sobre o preço de venda (dividindo a margem pelo preço de venda) é chamado de mark-up de venda. Veja Margem bruta.

Material de apoio - Equipamentos de ponto-de-venda e materiais de merchandising que ajudam no esforço de vendas especiais, tais como promoções sazonais, de férias ou no lançamento de novos produtos.

Medicamentos controlados - Medicamentos que só podem ser vendidos com receita médica.

Medicamentos não controlados - Medicamentos que podem ser vendidos em autosserviço. O termo americano usado para esses produtos é OTC (over-the-counter). Ver OTC.

Meia gôndola - Uma face de gôndola encostada em uma parede. Ver Gôndola.

Membro associado - Veja Clube atacadista.

Mercadoria danificada - Produto ainda vendável, mas que precisa de algum recondicionamento para ser colocado na área de venda.  Exige um esforço adicional em preço ou promoção para ser vendido. Pode também ser trocado pelo fornecedor. O cliente deve ser informado das condições do produto.

Mercadoria estragada - Produto não mais em condições de venda que deve ser jogado fora.

Mercado saturado - Concentração de muitas lojas de varejo numa determinada área ou região que satura esse mercado e reduz a venda e o lucro de todas.

Mercearia - Loja que vende uma boa variedade de produtos alimentares, incluindo alguns produtos perecíveis, normalmente operando com um caixa e utilizando o autosserviço. Também uma seção ou departamento de um supermercado. Veja Departamento.

Mercearia líquida - Toda a linha de bebidas, refrigerantes e aguas.

Mercearia seca - Produtos alimentares não perecíveis.

Mercearia seca não alimentos - Produtos não alimentares, como produtos de papel, detergentes, material de limpeza entre outros, mas que podem ser comercializados pela mercearia.

Merchandising - A apresentação criativa dos produtos no ponto de venda, usando cartazes, expositores especiais enfim, tudo que possa maximizar o apelo de vendas.

Metragem cúbica - A medida cúbica (volume) de uma quantidade de produtos é calculada multiplicando-se a sua altura pela largura e pela profundidade. Medida cúbica é associada com a capacidade de transporte dos caminhões, de armazenagem nos depósitos ou até dos espaços das prateleiras e gôndolas. Veja Capacidade cúbica.

Metro quadrado - É a medida comparativa entre lojas mais usada e que define o tamanho da área de venda de um a loja. Veja Área de venda.

Metros lineares de gôndola - O comprimento de uma prateleira de gôndola utilizado para um produto ou grupo de produtos. Também se refere a toda a metragem linear de gôndola que uma loja tem.

Mico de Vendas – Produtos adquiridos, com a visão de “grande oportunidade” e que não apresentam desempenho de vendas adequado às expectativas.

Micróbio - Micro-organismo causador de doenças. Bactérias, fungos, bolores e leveduras que podem crescer em diferentes alimentos e nas superfícies dos equipamentos. Causa de muitas intoxicações alimentares.

Micro departamentalização - É o plano de exposição dos produtos em uma gôndola, produto a produto. Veja Macro departamentalização.

Micro marketing - Um plano mercadológico focado em um segmento de mercado definido, ao invés de todo o mercado.

Miniclube - Uma loja atacadista tipo Clube, porém de menores dimensões, entre 2 a 4.000 m² e operando cerca de 4.000 itens. Veja Clube atacadista.

Mix de clientes - É a composição dos diversos tipos de clientes de uma loja quanto as suas preferências, classe social, poder aquisitivo etc.

Mix de margens – São todas as margens definidas para as famílias de produtos que acabam resultando na margem total da loja ou empresa.

Mix de oferta - É a cesta de ofertas, os diferentes produtos utilizados para uma campanha de vendas.

Mix de produtos – É a seleção de produtos, categorias e seções ou departamentos que integram a variedade e o sortimento de produtos comercializado por um varejista ou atacadista.

Moda - é a tendência de consumo do momento. Termo mais usado para o textil, mas não exclusivamente. É o estilo que está mais em uso pela sociedade, pelo mercado ou nicho de mercado.

Mom and pop store - Designação americana para a loja da mamãe e do papai.  Uma pequena loja familiar de alimentos, operada por um casal, marido e mulher (daí o nome) e outros membros da família. Geralmente operada em autosserviço.

Monitoramento Eletrônico de Frente de Caixa – Software que indica possíveis operações fraudulentas na frente de caixa. Fornece relatórios de exceção ou permite o monitoramento integrado via CFTV da indicação de exceções. Exemplo: número de cancelamentos fora do padrão ou número de itens digitados (ao invés de lidas no scanner) para um determinado caixa.

Movimento da loja - A contagem de clientes ou tíquetes registrada por hora, dia, semana, mês ou feriado. Sugere um bom ou mau dia de vendas.

Mudança de preço - A redução ou aumento do preço de venda de um produto.

Mural interno – Local de comunicação com os funcionários onde são afixados os mais diversos tipos de informações de interesse geral dos funcionários.