Documento sem título
B

Glossário Ascar de termos supermercadistas

B


B2B - Business to Business, negócios e informações feitos diretamente entre empresas, como entre a empresa de supermercado e a empresa fornecedora.

B2C - Business to consumer, negócios feitos diretamente entre empresa e consumidor. Muito utilizado em comércio pela internet.

Backup - Uma cópia de segurança, dos arquivos de um computador salvos em um pen drive ou um HD externo, por exemplo.

Baixa eletrônica no estoque - Processo de redução de um item do estoque de uma loja ao ser ele digitado no checkout.

Baixar o preço - Em inglês Markdown, é a redução temporária do preço de venda de um produto para uma campanha de ofertas ou para desovar um estoque antigo. Veja Oferta, Demarcação.

Baixa rotação - Item que ao vender pouco deveria ter baixo estoque e muitas vezes isto não é possível.  Dai a rotação ficar prejudicada. Também chamado de baixo giro. Veja Rotação de estoque

Baixo giro - Produtos que rodam, giram muito lentamente nas prateleiras.

Balança digital - Uma balança programável que pesa, calcula o preço de venda e imprime uma etiqueta. Usada nas áreas de preparo e de vendas. Muitas lojas tem balança acoplada ao sistema, no checkout.

Balanço - Este é um demonstrativo contábil que reflete a situação econômico-financeira da empresa ou da loja, em determinado momento e deve ser apurado mensalmente. Resumidamente, o Balanço é composto de duas colunas de informações. Na da esquerda estão relacionados todos os ativos que a empresa possui. Na coluna da direita são relacionados todos os passivos, que vêm a ser todas as dívidas contraídas pela empresa.

Balcão cinco P - Equipamento frigorificado com cinco prateleiras para a exposição de produtos perecíveis. Normalmente utilizado pela seção de frios e laticínios e carnes.

Balcão de atendimento - Uma área dedicada ao atendimento ao cliente, quanto à devolução de produto, tirar dúvidas, fazer reclamações etc. Normalmente localizada na entrada da loja.

Balcão de apoio - Serviço de balcão na frente dos caixas (checkout) para auxiliar as operadoras de caixa, supervisionar o serviço e atender os clientes.

Balcão três P - Equipamento frigorificado com três prateleiras para a exposição de produtos perecíveis. Mais comum na seção de frutas e verduras.

Bancada - Um móvel simples utilizado para a exposição de diversos tipos de produtos.

Banca de F.L.V. - Expositor ou bancada mais simples, semelhante a das feiras, para a venda de produtos hortifrúti. Veja Vasca de F.L.V.

Banco de dados – É um conjunto de informações particulares ou de terceiros armazenadas e acessíveis através de um computador.

Bandeira - Marca de uma empresa utilizada para uma loja ou grupo de lojas que possuem o mesmo formato ou objetivo. É o nome fantasia dessas lojas.

Bandeja – Produtos embalados em uma bandeja de papelão, isopor ou outro material e envolvidos em filme de PVC transparente. Embalagem usada para a venda de produtos fatiados, doces, carnes ou outros perecíveis.

Banner – Peça publicitária em forma de bandeira, feita de plástico, lona ou tecido. Usada para a propaganda de produtos, indicação de seções ou para campanhas mercadológicas.

Barcode - Vide Código de barras.

Bazar Um dos cinco departamentos de um hipermercado (os outros são mercearia, perecíveis, têxtil e eletroeletrônicos) que inclui as linhas de ferramentas, brinquedos, materiais elétricos, papelaria, livros, itens de churrasco, automotivos, panelas etc. No supermercado a linha é bem mais restrita operando produtos de cozinha, papelaria, pet shop ou elétricos. Veja Não alimentos.

Benchmarking – É um processo contínuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e resultados com os melhores concorrentes ou com os líderes do nosso ramo. É a sua referência para poder medir a sua performance, o seu desempenho, seus índices, seu trabalho e sua posição competitiva.

Bens de capital – Produtos utilizados para a produção de outros, como maquinas, equipamentos, instalações etc.

Bens de consumo - Produtos prontos e destinados diretamente ao uso e satisfação do consumidor final. Há bens duráveis como automóvel ou geladeira, não duráveis como alimentos em geral e bens semiduráveis como calçado e roupa.

Bloco de pedidos - Um bloco pré-impresso, usado antigamente, para uma loja fazer pedidos a sua central. Veja Caderno de pedidos.

Blue chips Termo utilizado para produtos com alto lucro bruto e alta rotatividade nas prateleiras.

Bonificação - Verba extra negociada com fornecedores podendo ser em espécie ou em mercadoria.

Branding - Também conhecida por Brand Management é o conjunto de técnicas e práticas que visam à formação, construção, fortalecimento e desenvolvimento de um marca, produto ou empresa.

Buraco na gôndola - Termo usado para dizer que faltam produtos na gôndola e que eles precisam ser repostos.