N

Glossário Ascar de termos supermercadistas

N

 

Não alimentos (GM) – Incluem todos os departamentos de um hipermercado que não vendem alimentos, quais sejam: eletroeletrônicos, têxtil e bazar. Em um supermercado o não alimentos é também chamado de bazar e a linha e a participação em vendas são muito limitadas. Veja Bazar

Nicho de mercado - São mercados menores muito particulares quanto às características e necessidades que, muitas vezes, não podem ser atingidos por redes regionais ou nacionais.  Um pequeno varejo dirigido tem melhores possibilidades de atingir esses nichos. 

Nível dos olhos - Estratégia de merchandising usada para aumentar as vendas de um produto, colocando-o, na gôndola, ao nível dos olhos de um cliente.

No break - É uma fonte de alimentação secundária e ininterrupta de energia elétrica. Entra em ação assim que é interrompido o abastecimento de energia elétrica, mantendo em funcionamento, por algum tempo, os aparelhos a ele ligados.

Nome comercial - A marca pela qual um produto é conhecido.

Normas administrativas - Um livro abrangendo todas as orientações administrativas da empresa.

Normas operacionais - Um livro abrangendo todas as políticas e procedimentos operacionais da empresa. Todos aqueles ligados as lojas.

Nota fiscal - Uma declaração detalhada dos produtos enviados, mostrando os itens, os preços e o total a pagar. É exigência legal/fiscal e deve ser emitida para cada transação.

Número de clientes – É o número de operações feitas nas caixas registradoras, diária, semanal ou mensal. Auxilia na determinação do numero de caixas e de operadoras além de qualificar a loja. Veja Venda média por cliente.

Número de trazeiros - A quantidade total de trazeiros que o departamento de carnes processa por dia. É a forma de medir sua produtividade.