G

Glossário Ascar de termos supermercadistas

G

 

Gaiola - Área de segurança fechada usada para armazenar produtos selecionados.

Gancheira - Um gancho de metal fixado no fundo de uma gôndola ou balcão refrigerado para expor pequenos produtos, geralmente embalados em um cartão perfurado.

Garantia real - É quando o próprio devedor ou alguém por ele designado, destina todo ou parte do seu patrimônio para assegurar o cumprimento de uma obrigação contraída.

Geladeira - Uma unidade de exposição refrigerada ou congelada para produtos perecíveis, como laticínios ou sorvetes.

Genérico - Produto vendido sem marca por um supermercado. A embalagem é simples com apenas uma descrição do produto. A qualidade é compatível e o valor agregado baixo. O seu principal diferencial é o preço.

Gerador – Com a falta de luz este equipamento é projetado para fazer funcionar as caixas registradoras e uma iluminação de emergência. A unidade é, normalmente, alimentada a óleo diesel. Baterias auxiliares ajudam na iluminação da loja até a entrada em funcionamento do gerador.

Gerenciamento de espaço - Processo que procura determinar e gerir a alocação de espaço nas prateleiras, balcões e expositores para os produtos, com base no volume de vendas, no giro e na sua rentabilidade. Veja Alocação de espaço e Planograma.

Gerenciamento por categorias - é um processo de parceria entre varejista e fornecedor que consiste em definir categorias de produtos (ex: matinais, beleza, limpeza) e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios. Agrega valor ao consumidor final, trás mais vendas e lucratividade com significativas reduções nos custos.

Gerente de categoria - Uma pessoa responsável por um grupo de produtos similares que analisa as marcas e o mix em linha, os níveis de estoque, movimentação, alocação de espaço nas prateleiras, promoções, compra e rentabilidade dessa categoria de produtos.

Gerente de loja - A pessoa responsável pelas operações diárias (o dia a dia) de uma loja de varejo. Contrata e supervisiona os funcionários, supervisiona o merchandising e o atendimento ao cliente, a limpeza e arrumação e busca o cumprimento das metas de venda e lucro. Também chamado de diretor de loja quando responde por uma loja de grandes dimensões.

Gerente distrital – Veja Supervisor de loja.

Gestão de marcas - Veja Branding.

Gestão descentralizada - É aquela que transfere da sede para o gestor de uma loja toda a responsabilidade sobre a linha, política de preços, pela manutenção, ofertas, despesas etc., sendo dele cobrada a rentabilidade da loja e as vendas, previamente acordadas com seu superior.

Giro de estoque - Veja Rotação de estoque.

Glossário - Conjunto de termos de uma área do conhecimento e seus significados

Gôndola - Extenso móvel expositor com prateleiras reguláveis e terminais expositores, formando corredores em uma loja de varejo. Veja Meia gôndola.

Grosa - Uma unidade de medida para produtos embalados. Uma grosa corresponde a 144 unidades ou 12 dúzias.

Guerra de preços – Uma disputa entre varejistas, unicamente competindo em preços. Nela cada um tenta provar que é o mais barato.