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Glossário Ascar de termos supermercadistas

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Valor agregado - No varejo, é o valor adicional que adquirem os bens ao serem transformados, processados e acrescidos de serviços. É um atributo de qualidade, inclusive não tangível, agregado a um bem, um diferencial que na percepção do cliente justifica sua escolha.

Varejista - Proprietário ou operador de loja de varejo de qualquer tipo de produto, inclusive produtos alimentícios como o supermercado ou uma loja de conveniência.

Varejista independente - Um varejista sem vínculo ou associação com qualquer atacadista ou qualquer central de compras.

Variedade - Em termos amplos é a pratica de operar uma completa linha de produtos, bem como um grande sortimento. Ter todos os grupos e subgrupos alimentícios, por exemplo, e dentro deles a maioria das marcas e tamanhos. Os clientes terão assim a mais ampla possibilidade de escolha. Veja Hipermercado.   

Variedade de marcas  (Sortimento) - Aqui o termo significa sortimento, ou seja, ter diferentes marcas e tamanhos de um produto ou grupos de produtos. Quando a variedade é o foco de uma loja há mais opções para a escolha do consumidor. Veja Loja de sortimento limitado.

Variedade de produtos - O termo variedade de produtos normalmente se refere a todos os diferentes grupos de produtos vendidos na loja. Geleia, massa, vinho, pão de forma, desodorante, etc. Quando esta estratégia é focada, a loja tenta trabalhar com a maior diversidade, a maior quantidade de produtos alimentícios. Veja Supermercado gourmet.

Vasca de F.L.V. - Expositor normalmente de madeira, com vários acessos para a exposição de frutas e legumes. Veja Banca de F.L.V.

Venda a granel - Perecíveis e produtos a granel precificados e vendidos por quilo. Podem ser pesados na seção ou no checkout.

Venda bruta - O total de vendas em reais. O que foi recebido bruto no caixa. Veja Receita bruta.

Venda casada - Uma técnica de marketing em que a loja oferece e expõe junto, produtos relacionados ou complementares, para incentivar uma venda adicional.  

Venda direta - Distribuição de produtos direto do fabricante para o consumidor final, evitando os canais tradicionais de venda e distribuição.

Venda e exposição cruzada – Em inglês Cross Merchandising, é um merchandising cruzado, um só display expondo produtos relacionados, tais como morango e creme de leite, cereais e banana, massa com molho de tomate e queijo ralado entre outros. Normalmente incrementa a venda dos dois. Veja Itens combinados.

Venda em consignação - Veja Consignação.

Venda em massa - Necessidade dos grandes varejistas em vender enormes quantidades de produtos oferecendo ampla linha de mercadorias, exposição em grandes quantidades e preços muito baixos.

Venda integrada - Criar oportunidades para a venda integrada de produtos envolvendo todos os departamentos em uma loja. 

Venda liquida - Vendas brutas realizadas em determinado período do ano menos os cancelamentos, devoluções, e impostos.

Venda média por cliente - Também chamado de ticket médio, é o valor médio de venda por transação, e, portanto por cliente, em uma loja. É quanto um cliente gasta em média por compra.

Venda média por metro quadrado - Índice que mede a produtividade da loja ou departamento quanto a sua área de venda. É calculado pela divisão da venda mensal ou anual pela área de venda utilizada. Veja Área de venda.

Venda pela internet - Venda feita pela internet, através do seu site.

Venda por funcionário - Medida de produtividade que mede quanto cada funcionário de uma loja vende por mês.  Divida a venda mensal pelo número de funcionários.   

Venda por funcionário/hora - Índice de produtividade que quantifica o total de venda por cada hora de trabalho utilizada por todos os funcionários da loja ou empresa.

Vendas - O valor em real dos produtos ou serviços vendidos num determinado período. É o mais importante medidor do sucesso ou fracasso de uma loja. Veja Receita bruta.

Venda seletiva - A prática de comercialização que vende apenas para lojas que atendam aos critérios diferenciados exigidos pelo fabricante. Por exemplo, localização classe A, alto volume de vendas, equipamentos compatíveis, estilo de operação etc.

Vendedor - Representante ou funcionário de uma empresa que oferece e vende produtos e serviços para um varejista. Veja Fornecedor.

Vendedor externo - Funcionário de um atacadista ou fabricante que visita varejista para negociar novas vendas de produtos e serviços. Muitas vezes ajuda a loja na exposição e no merchandising de seus produtos. Veja Promotor de venda.

Verba de propaganda - Montante dado pelo fabricante a um atacadista ou varejista para que ele promova em sua campanha de ofertas, um produto seu, marca ou linha.  Veja também Propaganda cooperativa.

Verificador de preços - Um leitor ótico colocado na área de vendas para o cliente poder conferir o preço de venda de um produto.

Videoconferência - Comunicação audiovisual entre duas ou mais pessoas de diferentes locais, feita com o auxilio de câmara de vídeo e sistema de áudio.