F

Glossário Ascar de termos supermercadistas

F

 

Falador - Qualquer tipo de cartazete colocado ao lado de um produto para chamar a atenção do cliente e promover a sua venda.  

Falta proposital - Técnica de merchandising em que espaços são deixados em uma prateleira para dar a impressão de que a demanda do produto é grande.

Família de produtos - Agrupamento de produtos similares. Veja Categoria de produtos.

Farmácia – Cada vez mais os supermercados estão agregando uma farmácia a sua loja. Vendem nela medicamentos com receita e os que não necessitam, além de produtos de higiene e beleza comercializados também no supermercado. Veja OTC.

Fazer frente – Puxar produtos do fundo da prateleira da gôndola para completar a frente de exposição do mesmo. A loja fica com o aspecto de bem abastecida e facilita a compra do cliente.  

Fermentação - A quebra de compostos orgânicos causada por um agente de fermentação, como o efeito da levedura sobre a farinha.

Fermento – Um produto tal como a levedura, utilizado para produzir fermentação em uma massa e fazê-la crescer e ficar leve e macia.

Fluxo de caixa - Um dos mais fundamentais instrumentos de gestão da loja e da empresa. É um registro preciso de todas as entradas e saídas de dinheiro demonstrando o aumento ou a diminuição dos recursos de caixa, através das entradas de vendas entre outras e das saídas para pagamento de despesas, fornecedores ou investimentos. Geralmente refere-se a um período de tempo, podendo também estar ligado a um projeto específico.

Fluxo de clientes - É o volume de clientes que entra para comprar em uma loja. 

Fluxo dos clientes - É o caminho percorrido pelos clientes enquanto fazem suas compras em uma loja. Um gráfico ou diagrama feito com uma amostragem de clientes pode mostrar os pontos fortes e fracos do leiaute, aqueles que influenciam na venda ou não dos produtos. Com ele você descobre os pontos mortos (sem tráfego) da área de vendas. Veja Caminho percorrido.

F.L.V. É o departamento ou seção de Frutas Legumes e Verduras de um supermercado.

Folheto - Propaganda impressa, geralmente de ofertas, que é enviada pelo correio, inserida em jornais ou entregue na loja.

Food Marketing Institute (FMI) – Associação americana internacional de varejistas e atacadistas alimentícios com programas, de apoio aos associados, de educação, pesquisas técnicas, e relações com órgãos públicos.

Fora de linha - Quando um produto é retirado da linha de produtos de uma loja. Produto descontinuado. Um item que uma loja não tem mais permissão para comercializar.

Formatos de loja – São os diversos tipos de lojas varejistas com foco e características próprias de comercialização, classificadas de acordo com sua proposta, objetivo, layout, tamanho, serviços, preços, volume de vendas e linha tais como: loja de conveniência, supermercado, loja de proximidade ou um hipermercado. Veja última parte deste livro ou www.ascarassociados.com.br para mais detalhes.

Formulário de pedidos - Uma relação (impressa ou eletrônica) dos produtos em linha na empresa, a serem pedidos ao deposito central, a terceiros ou como pedido de entrada direta.

Fornecedor - Um termo genérico para atacadistas, fabricantes, depósitos ou distribuidores, enfim todos que são abastecedores de um supermercado ou loja. 

Fornecedor secundário - Um fabricante ou intermediário que fornece poucos itens com um baixo volume de compras por parte da loja.

Forno de micro-ondas - Um forno que cozinha os alimentos rapidamente, utilizando o processo de cozimento por micro-ondas.

Franquia - Um contrato de cessão de uma marca, um serviço, o método de operação e os procedimentos. Há diversos tipos de franquia em operação na área de alimentação.

Frente - O número de unidades de um produto colocado na largura da gôndola, de frente para o cliente.

Frente de caixa - A área da loja destinada aos checkouts, o último atendimento ao cliente e ao empacotamento. Pode incluir um balcão de informações, de atendimento, balcão de venda de produtos especiais e até algumas pequenas lojas.

Frete CIF - Custo do frete vem embutido no valor do produto.

Frete FOB - Custo do frete deve ser pago adicionalmente ao valor do produto.

Frete pago - Uma despesa de transporte adicional ao preço de compra de um produto.

Frios e laticínios É a seção que comercializa derivados de leite e toda a linha de frios.

Frutas e verduras - Veja F.L.V.

Fundo falso – Uma base falsa para a exposição de produtos, que traz uma aparência de haver grande quantidade de produtos expostos.